---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Publicado em 27/09/2019 às 17:23 - Atualizado em 27/09/2019 às 17:28

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 

Estudos recentes apontam que o extremo Oeste de Santa Catarina é uma das regiões do Brasil com a maior taxa de suicídio. Considerado uma epidemia silenciosa, o suicídio mata cerca de 32 brasileiros por dia, taxa superior às vítimas da AIDS, por exemplo. Além disso a taxa de suicídio tem aumentado significativamente entre a população mais jovem. Nesse contexto, um dos problemas é que falar sobre suicídio ainda é um tabu, gerando desconhecimento e, principalmente, preconceito. Isso justifica a importância de desenvolver atividades de educação e prevenção relacionadas ao tema, como a campanha “Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio”.

 

Neste mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Saltinho desenvolveu ações de prevenção ao suicídio alusivas à campanha Setembro Amarelo. Na Unidade Básica de Saúde foram afixados cartazes e imagens informativas, assim como realizada exibição de vídeos e reportagens que abordam questões de saúde mental, como a depressão. Outra ação foi a distribuição de cartilhas informativas, com esclarecimentos e orientações sobre a prevenção ao suicídio.

 

No dia 25 de setembro, também foram realizadas palestras para estudantes da EEB Emília Boos Laus Schmidt, nas quais o psicólogo Álisson Mauricio Monteiro abordou o tema “Falando abertamente sobre o suicídio”. Nesta atividade, foram apresentados dados epidemiológicos sobre o suicídio, apresentação dos sinais de alerta e estratégias de abordagem em situações de risco. Foram discutidas questões sobre saúde mental, relações sociais e familiares, assim como a importância do cuidar de si e respeitar o sofrimento do outro, com o exercício da alteridade e a empatia. Também foi apresentado o serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio prestado pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, que atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188 e pelo chat (https://www.cvv.org.br/chat/) 24 horas todos os dias.

 

Destaca-se, por fim, que “O suicídio é um ato definitivo para um problema que poderia ter sido temporário”. A prevenção ao suicídio é um compromisso de todos e que o serviço de saúde do município está de portas abertas para acolher e prestar suporte àqueles que passam por sofrimento.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar